Se você está em busca de uma experiência cinematográfica única, as lentes anamórficas podem ser a resposta. Recentemente, assisti ao teste de três lentes anamórficas da DZO Film Pavo: 32 mm, 55 mm e 100 mm. Neste post, vou compartilhar minhas impressões em cima do que vi nesse vídeo sobre essas lentes, como elas se comportaram em uma filmagem real e se elas realmente valem a pena.
Por que Escolher Lentes Anamórficas?
As lentes anamórficas são conhecidas por sua capacidade de criar uma estética cinematográfica distinta, com características como flares horizontais e um bokeh mais suave. Elas são ideais para quem deseja dar um toque especial às suas produções, seja para curtas, comerciais ou até mesmo trailers de filmes.
Familiarizando-se com as Lentes
Nesse teste a primeira coisa que se notou foi a distorção que ocorre ao usá-las, algo que pode ser facilmente corrigido na pós-produção. Porém, um erro crucial foi cometido. Não foi ajustado as configurações da câmera para a filmagem anamórfica. A Lumix S5IIX tem uma estabilização de corpo incrível, mas era preciso informar à câmera que estava usando lentes anamórficas, caso contrário, a imagem ficava deformada.
Testes Iniciais e Configuração do Equipamento
Depois de corrigir as configurações da câmera, foi feito um teste inicial com um cachorro como modelo. O próximo passo foi entender como montar o equipamento para filmagens. A combinação do S5IIX com as lentes se mostrou um pouco pesada para o gimbal usado, então utilizou-se o S9, que é mais leve, mas ainda assim oferece qualidade de imagem semelhante.
A S5IIX foi colocada em uma cage, com follow focus, monitor e trilhos, o que facilitou o manuseio durante as filmagens.
Escolhendo a Lente Certa
Após os testes, percebeu-se que a lente de 55 mm foi a que mais se destacou. A de 32 mm é extremamente ampla e pode ser difícil de encaixar em algumas cenas, enquanto a de 100 mm é muito apertada e adequada apenas para filmagens em tripé. A lente de 55 mm, por outro lado, proporciona uma boa combinação de amplitude e foco, ideal para captar cenas de ação e diálogos.
Filmando o Trailer
Com o equipamento montado e a lente escolhida, era hora de filmar o trailer. Foi adicionado um personagem, Danny, para ser o protagonista, e o filme foi todo produzido em meio dia. A cena principal envolvia uma perseguição, onde Danny é perseguido por um antagonista em uma moto. A dinâmica entre a lente de 55 mm e o movimento da moto trouxe uma sensação de profundidade e ação à cena.
Resultados e Impressões Finais
O resultado final do trailer foi além das expectativas. Embora houvesse alguns exageros dramáticos e buracos na trama, a diversão estava em fazer um trailer fictício. Visualmente, as lentes DZO Pavo se comportaram excepcionalmente bem, proporcionando uma estética cinematográfica que eu estava buscando.
Uma das principais lições aprendidas foi a importância da paciência e da prática ao usar lentes anamórficas. Elas exigem uma configuração mais meticulosa e uma adaptação ao foco manual, algo que não é um costume devido ao uso frequente de lentes com autofoco.
Vale a Pena Investir em Lentes Anamórficas?
Após essa experiência, as lentes anamórficas DZO Pavo têm um valor significativo para cineastas que buscam aprimorar sua narrativa visual. Elas não apenas transformam a estética do seu trabalho, mas também oferecem uma nova abordagem ao processo criativo. Para quem está disposto a investir tempo e esforço, a recompensa visual é inegável.
Se você está pensando em experimentar lentes anamórficas, eu recomendaria as DZO Pavo.
Considerações Finais
Se você está em dúvida sobre a escolha de lentes para o seu próximo projeto, considere como as lentes anamórficas podem mudar a forma como você conta suas histórias. A DZO Pavo não só oferece qualidade, mas também uma experiência que pode enriquecer seu trabalho. Você está pronto para essa aventura? Lente Interessante?
Share this content:
Publicar comentário