Cinco hacks para integrar o TikTok em sua estratégia de conteúdo de vídeo

Lembra de uma época em que as mídias sociais não existiam? Muito menos uma estratégia de conteúdo de vídeo! Uma época em que as alternativas para encontrar seus amigos cara a cara incluíam escrever uma carta para eles, ligar para eles no telefone fixo de seus pais ou enviar um e-mail ou mensagem de texto? Ao entrarmos no milênio, o Myspace foi criado… mas percebemos que dez fotos não eram suficientes. Então Zuckerberg criou o Facebook… mas então nossa avó começou a usar o Facebook também. Então, surgiu o Instagram… o que, francamente, nos fez sentir péssimos conosco mesmos! Então o que vem depois? Bem, a seguir vem o TikTok.

Hoje, o Tiktok é o quarto maior canal de mídia social, com 1,1 bilhão de usuários em todo o mundo e está alcançando rapidamente o Instagram. Em 2020, cresceu 87% e também teve um desempenho muito bom durante o segundo confinamento. Em média, os usuários passam 52 minutos por dia no aplicativo e isso deixa muitas marcas tendo um verdadeiro momento de ‘que m3rd@!’. De onde veio essa nova plataforma tão repentinamente? E como podemos usar essa plataforma para vender nossos produtos ou serviços?

pexels-mart-production-7481958-1024x683 Cinco hacks para integrar o TikTok em sua estratégia de conteúdo de vídeo

O futuro inevitável do marketing
Em algumas áreas do TikTok, as marcas estão se saindo excepcionalmente bem. Se você ainda não teve a chance de assistir KFC e RyanAir na plataforma, recomendo que o faça – pelo menos para dar uma risadinha. O TikTok é o futuro inevitável do marketing, mas eu sei que para muitas marcas o TikTok ainda é uma completa incógnita.

Para ajudar, reuni uma lista de 5 dicas que sua empresa pode usar para aproveitar essa plataforma de vídeo de uma vez por todas. Garanto que depois de ler este artigo, você criar uma conta no TikTok, se já não tem, para se divertir pensando em um estilo de conteúdo de marca muito diferente do que vem usando.


1. Hackeie o algoritmo, para ganhar o jogo

É fato que o TikTok não se importa se você gosta ou não do conteúdo, apenas quer saber se você se mantém vendo. O algoritmo anota o tipo de vídeo que o público está assistindo e então sugere vídeos semelhantes com base nesses hábitos de visualização do usuário. Por exemplo, se o público não se cansar de vídeo de sapateado, o algoritmo continuará mostrando vídeos de dança relacionados. O TikTok faz isso observando a descrição, as tags, o texto na tela e as narrações.

O importante é que, depois de enviar um vídeo, ele é imediatamente avaliado em relação a uma lista de de métricas principais, mas algumas têm um valor consideravelmente maior do que outras – sendo que assistir novamente é o mais alto e as curtidas não são tão importantes. Se o seu conteúdo passar no primeiro teste, ele será enviado para uma nova leva de usuários novamente e assim por diante. Para as marcas, a magia do TikTok é que seu feed entrega a cada usuário conteúdo que provavelmente será de interesse, e o feed de cada pessoa é adaptado para aquele indivíduo específico, por isso é extremamente direcionado. Se você hackear esse algoritmo, o crescimento orgânico pode ser enorme.


2. Não cometa esses erros comuns

O maior erro que as marcas podem cometer no TikTok é compartilhar vídeos que não são TikToks. Esta não é a plataforma onde você coloca versões de vídeos institucionais da sua marca, do Instagram ou do  Facebook. O algoritmo vai puni-lo.

Da mesma forma, perseguir memes errados ou antigos pode ser prejudicial. Você precisa criar conteúdo que tenha sido tendência no seu nicho nas últimas 24 horas. Para que a plataforma funcione para sua marca, você precisa ser um observador de tendências, não um criador de tendências.

Ao contrário do Instagram e do Facebook, os reposts só aparecem para as pessoas quando vocês seguem uns aos outros, portanto, além de incluir frases que chamem atenção, que incentivam os usuários a clicar no botão seguir, certifique-se de também seguir todos de volta.

Dica extra: O som também é um grande player na plataforma, com tendências musicais começando e morrendo a cada dia. Incorporar trilhas populares em seu vídeo pode ser uma ótima maneira de hackear o algoritmo e aproveitar essas tendências.


3. Priorize acertar o tempo

Já se foram os dias dos vídeos de 30 segundos. Muitas marcas foram enganadas pela permissão de vídeo de 60 segundos do TikTok, quando apenas 7 a 10 segundos é a duração ideal. Da mesma forma, menos de 5 segundos não terá tempo de visualização. E também há um ponto morto entre 14 e 21 segundos, então você precisa evitar esses períodos de conteúdo a todo custo. O tempo é tudo no TikTok.

Você também quer postar na hora certa. No e-mail marketing, é comum agendar seus emails em um horário em que os espectadores provavelmente estarão olhando sua caixa postal, mas no TikTok, siga apenas os melhores horários para postar. São das 09:30h às 11:00h, das 14:00h às 17:00h e das 20:00h às 22:30h.


4. Quebre os padrões dos espectadores com conteúdo que chame a atenção

Os primeiros segundos do seu vídeo TikTok devem chamar a atenção do público e evitar que eles continuem rolando o feed, então certifique-se de que eles sejam impressionantes. Uma ótima maneira de fazer isso é fazer uma pergunta emotiva aos espectadores, pedindo diretamente ao espectador para ‘parar de rolar’ ou encontrar um problema e oferecer uma solução. Pergunte a si mesmo com cada conteúdo: isso te prende depois de 3 segundos? Se a resposta for não, você precisa considerar refilmar ou reeditar seu vídeo.

Dica extra: um truque interessante é incorporar um loop no meio do vídeo para que o público fique preso em várias reproduções automáticas. Cada uma dessas visualizações ainda conta como uma nova visualização, portanto, é uma vitória para você em relação ao algoritmo.


5. Encontre nichos diferentes para alcançar novos públicos

O algoritmo TikTok incentiva um novo nível de nicho – e fazer com que seu vídeo corresponda a esses nichos diferentes são a chave para o sucesso da sua marca. No ano passado, o The Wall Street Journal publicou um vídeo que analisou como o TikTok personaliza os feeds dos espectadores e as descobertas estão alinhadas com a explicação do TikTok de que um feed é personalizado de acordo com o tipo de vídeo com o qual os usuários interagem. Embora isso possa ser preocupantemente prejudicial para a política (com os espectadores vendo apenas temas e tópicos de conteúdo familiares e relacionados), é ótimo para marcas que podem encontrar públicos de hipernichos.


Comece antes que seja tarde demais

Espero que você tenha achado útil esse resumo dos melhores hacks do TikTok. O melhor é que não há problema em começar com conteúdo orgânico, principalmente no TikTok, criando seu público-alvo e testando um grande volume de tipos de conteúdo. Assim que estiver instalado e funcionando e sua estratégia de conteúdo de vídeo for autêntica, você poderá começar a veicular campanhas pagas.

A conclusão geral para sua marca é que aparecer no TikTok é inevitável – então, fique à frente do jogo enquanto pode. O crescimento orgânico é enorme, mas não durará muito.

Se você deseja conversar sobre estratégias de vídeo para expandir sua marca, fale comigo.

Publicar comentário